SIR SIB

Transforme o Cadastro de Beneficiários em uma importante ferramenta de regulação e de gestão

FERRAMENTA DE REGULAÇÃO E GESTÃO DO CADASTRO DE BENEFICIÁRIOS DA OPS

O SIR é um conjunto de soluções voltadas para a gestão do cadastro de beneficiários das Operadoras de Planos de Saúde, com o propósito de assegurar a sua qualidade, reduzindo custos regulatórios e operacionais.

O SIR SIB PERMITE:

  • Efetuar diagnóstico da situação cadastral dos beneficiários das Operadoras de Planos de Saúde.
  • Propor ações corretivas em conformidade com as normas da ANS.
  • Acompanhar a evolução cadastral e sua qualidade.
  • Gerar informações para diversos processos de trabalho.
  • Gerar relatórios gerenciais em diversos formatos.
  • Auditar as bases de dados da OPS e o CNX da ANS.
  • Efetuar ajustes cadastrais especiais para a OPS junto à ANS.

Vantagens do SIR SIB:

  • Redução do número de infrações emitidas pela ANS motivadas por inconsistências cadastrais de beneficiários.
  • Redução do número de notificações emitidas pela ANS para ressarcimento ao SUS.
  • Contribuição para o recolhimento correto da Taxa de Saúde Suplementar (TSS).
  • Administração da relação beneficiários e planos de saúde.
  • Contribuição para a autorização de reajustes de planos de saúde.
  • Acesso ilimitado de usuários.
  • Ambiente operacional exclusivo para cada cliente.
  • Consultoria técnica ao longo de toda a prestação dos serviços.

Em jan/2019, a Operadora ABC tinha 51,81% de registros de beneficiários sem erros cadastrais junto a ANS. Em jan/2022 evolui para 99,03% de registros de beneficiários sem erros cadastrais junto a ANS.

A Operadora obteve nesse período um incremento na qualidade cadastral de registros de dados dos seus Beneficiários de 92,26%,

 
80% do Clientes SIR/SIB têm menos de 1% de erros cadastrais de beneficiários junto a ANS,
representando risco regulatório tendendo a zero. 

FAQ

O SIR SIB busca instalar um ambiente gerencial que permite diagnosticar os erros no cadastro de beneficiários e orientar as ações de correção por parte das operadoras e avaliar o sucesso dos resultados da qualidade das informações dos beneficiários de planos de saúde em consonância das normas regulatórias da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

O processo de qualificação cadastral constitui uma sequência de ações apoiada em duas dimensões:
1 – Qualificação cadastral e
2 – Equiparação cadastral
A primeira dimensão – Qualificação cadastral – consiste na qualificação do Cadastro de Beneficiários da Operadora. É onde ocorrem ações voltadas ao ajustamento dos dados cadastrais com o foco de obter sua conformidade com as normas vigentes da ANS.
A segunda dimensão – Equiparação cadastral – consiste no confronto do Cadastro de Beneficiários da Operadora na ANS com o Cadastro de Beneficiários da Operadora. É onde ocorrem ações voltadas ao ajustamento dos dados cadastrais com os focos de equiparar quantitativa e qualitativamente ambos os Cadastros.

As ações do processo de qualificação cadastral estão organizadas em etapas apresentadas a seguir que norteiam o esforço de qualificação e permite ao longo de determinado período obter resultados progressivamente. A operadora passa a ter uma visão geral de sua situação cadastral como também uma visão detalhada e específica da situação cadastral de um determinado registro de beneficiário:

Etapa 1 – Diagnóstico Operadora –identifica os erros cadastrais da base de dados da Operadora e fornecerelatórios quantitativos e qualitativos sobre os erros identificados na competência auditada.

Etapa 2 – Diagnóstico ANS – identifica os erros cadastrais da base de dados da Operadora informada à ANS, por meio dos Arquivos de Conferência – CNX, e fornece relatórios quantitativos e qualitativos sobre os erros identificados na competência auditada.

Etapa 3 – Confronto entre bases de dados –identifica as divergências existentes entre as duas bases de dados objeto dos itens 1 e 2 acima e fornece relatórios quantitativos e qualitativos sobre as divergências identificadas na competência auditada.

Etapa 4 – Acompanhamento da Atualização Cadastral –identifica os erros cadastrais cometidos pela Operadora quando do processo de atualização cadastral mensal junto a ANS, por meio da análise dos Arquivos de Resultado do processamento – RPX, e fornece relatórios quantitativos e qualitativos sobre os erros identificados na competência analisada.

Etapa 5 – Ações Corretivas –fornece relatórios detalhados e sintéticos sobre os erros e as incompatibilidades identificados na base de dados diagnosticada e a correspondente distinção dos erros que estão sob a governabilidade e fora da governabilidade da Operadora, de forma a posicionar e orientar as ações de correção nas respectivas bases de dados.

Etapa 6 – Gestão – permite o acompanhamento evolutivo da qualidade cadastral e a avaliação do desempenho das ações corretivas realizadas.

Etapa 7 – Auditoria – fornece relatórios sintéticos acerca de inconsistências identificadas na base de dados da operadora e acerca de divergências quando se realiza o confronto entre a base de dados da operadora com a base de dados da operadora junto à ANS. Além disso, detalha as inconsistências relacionadas a planos (não-regulamentado e regulamentado) nas duas bases de dados.

O sistema SIR SIB não concorre com os sistemas de gestão instalados, pois não tem como função cadastrar, validar e transmitir arquivos para a ANS. As suas funcionalidades residem no diagnóstico e melhoria cadastral a partir dos cadastros de beneficiários. Nesse sentido, o sistema SIR SIB é um sistema complementar desses sistemas de gestão instalados.

A inteligência de negócio do sistema SIR SIB é única no sentido de estar fundamentada no conhecimento de especialistas com mais de 10 anos de experiência do mercado de saúde suplementar e um forte domínio da legislação regulatória específica.

A distinção do sistema SIR SIB em relação aos outros sistemas de informação reside em ser um sistema especialista concentrado e restrito à função de qualificar dados cadastrais de beneficiários da saúde suplementar. As funcionalidades estão voltadas para o aprimoramento da qualidade dos processos operacionais de atualização cadastral e para apoiar as decisões gerenciais no sentido de permitir o acompanhamento dos resultados e apontar possíveis causas dos problemas de desempenho.

O sistema SIR SIB é de uso interativo e permite o usuário acessar, realizar pesquisas, cruzar diversos dados e realizar consultas sem depender de um apoio técnico especializado de TI.É de uso interativo e permite acesso fácil às suas funções, em modo local ou remoto.

O sistema SIR opera em ambiente apoiado em computação em nuvem, utilizando tecnologias de última geração, banco de dados relacional e linguagens de quarta geração, que permitem proporcionar visões gerencial e operacional por meio de controle de autorização de acesso às suas funções.

A segurança que suporta o sistema SIR SIB é constituída por sistema de criptografia base 64, por rotinas de backup, utiliza-se de sistema de firewall redundante.

Os resultados alcançados pelo sistema SIR SIB é imediato no sentido de fornecer um diagnóstico da situação cadastral da Operadora e fornecer as ações corretivas que devem ser tomadas. Num período de três meses, a Operadora, a partir de seu comprometimento, poderá obter resultados bastante sexpressivos.

Outro ponto a ser observado é de que permite também indicar para a Operadora as possíveis causas das irregularidades identificadas, que podem ser originadas por causas de processo, de técnica ou de gestão.

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